top of page

Florais de Bach

  • Foto do escritor: Zaira Farah
    Zaira Farah
  • 7 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

O que são os remédios de Bach?


"Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções"Dr. Edward Bach

Os remédios de Bach são essências extraídas de flores silvestres que, no lugar de tratar das condições físicas do paciente, têm como foco desordens de sua personalidade.

Os florais de Bach foram descobertos pelo médico Edward Bach por volta dos anos 30. Após muitos anos praticando a medicina convencional e a homeopatia, o Dr. Bach percebeu que muitas doenças eram geradas ou agravadas pelas condições psicológicas dos pacientes.


Os florais não são produzidos utilizando o material físico da planta, mas a energia essencial que se encontra dentro da flor. O Dr. Bach encontrou os remédios nos campos e florestas do Reino Unido, buscando instintivamente o que acreditava ser adequado para ajudar a tratar determinados estados psicológicos. Ao observar como os indivíduos reagiam diante da doença ou do estresse, elencou duas linhas de remédios: os que relacionam um tipo característico da personalidade e aqueles que ajudam a lidar com estados de ânimo transitórios.


Um dos aspectos mais interessantes dos florais de Bach está relacionado à forma de tratamento, que se apresenta como benigna. Não envolve mal-estar físico e está associada a elementos naturais. O Dr. Bach descartou plantas venenosas ou cultivadas artificialmente, procurando apenas aquelas que cresciam naturalmente.


Como os florais agem?



Por atuarem na dimensão sutil, os remédios não são explicados pelo pensamento científico convencional. Não compreendem substâncias químicas detectáveis, razão pela qual podem ser descritos como energia.

A força dos remédios de Bach pode impulsionar mudanças nos estados psicológicos, dissolver distorções e permitir a passagem livre de uma energia clara e pura para o interior do corpo.


Assim, são benéficos para prevenir doenças e equilibrar estados psicológicos alterados que possam vir a produzir uma doença física propriamente dita.

Problemas menos graves são curados mais rapidamente que condições mais enraizadas.


Quando tomar um floral de Bach?


Embora a ação dos remédios seja inteiramente benigna, não é possível prever seu resultado. Em muitos casos, o paciente sentirá um efeito imediato, uma sensação de alívio e bem-estar. Tudo dependerá da sensibilidade e do estado do indivíduo. No caso de condições crônicas, as mudanças podem ser lentas ou apresentarem pouco resultado. Já as crianças e os animais apresentam uma boa resposta ao tratamento.


Os remédios podem ser usados como uma forma de terapia. A própria escolha das essências e as reflexões sobre os seus efeitos poderão desencadear um processo de autoconhecimento. O Dr. Bach recomenda, no entanto, a escolha de apenas um ou dois florais para trabalhar as emoções mais evidentes e tratar, aos poucos, as que forem aflorando.

"Todo verdadeiro conhecimento vem do nosso interior por meio da comunicação silenciosa com a alma"Dr. Edward Bach


 
 
 

Commenti


bottom of page